Resenha: Emma
- M.L
- 18 de jan. de 2016
- 2 min de leitura
Título original : Emma
Autor: Jane Austen
Tradutor: Adriana Sales Zardini
Editora: Martin Claret , Col. Jane Austen
N° de páginas: 597
Emma Woodhouse é uma garota de por volta de 20/21 anos , rica , solteira,bonita e de boa família. Ela mora com o pai e cuida dele , mas nas horas vagas ela resolve juntar possíveis casais, ajudando de forma discreta a se casarem. A maioria deu certo , até que ela resolve ajudar a nova amiga a achar seu amor.

Eu comecei a leitura com certo receio, pois tinha lido algumas resenhas e a maioria , se não todas , acharam Emma uma personagem mimada e esnobe no começo do livro, mas desde as primeiras páginas eu senti uma identificação muito grande . Ela tem uma opinião forte, é inteligente e boa. E acredita mesmo que está fazendo uma boa ação juntando as pessoas, e ela não faz isso só por diversão ou com más intensões , pelo contrário.
Ao longo do livro ela não muda da água para o vinho, mas ela acaba aprendendo com os erros , seja por conta própria ou pelos conselhos e reprimendas do Sr. Knightley , que apesar de não ser um personagem muito falante , está sempre presente.
E nos momentos em que ela têm de conviver socialmente com outros, você percebe uma certa falsidade, mas se você pensar que naquela época as pessoas não podiam dizer se gostam ou não de uma pessoa na cara, devido aos costumes , você consegue perdoa-la facilmente. E se pararmos para pensar, hoje em dia as coisas não mudaram tanto, ainda conservamos certos costumes.
E se têm uma algo que eu gosto muito das histórias de Jane Austen , é que os personagens são reais , mesmo sendo exagerados. São pessoas de verdade, com seus defeitos e qualidades. Veja como exemplo a Sra. Elton , meus deuses , como eu odiei essa mulher , tanto quanto Emma odiou! Ou Jane Fairfax , que uma hora eu não gostava e outras sim. Se você pensar um pouco, ainda vai encontrar pessoas assim no seu cotidiano e assim como Emma vai ter que ser cordial.
Resumindo em poucas palavras , ela erra e aprende com os erros , evolui para o melhor que ela pode ser.
Eu aprendi junto com Emma durante todo o livro e por isso sempre vou ter um carinho mais que especial com este livro.

Extras :
Filme :Emma 1996 ( Bem fiel ao livro , mas a parte do beijo me deixou bem irritada haha)
Mini-série da BBC : Emma 2009 ( muito fofa !)
Youtube: Emma Approved ( vlogs de Emma Woodhouse !!! )

Comentários