top of page

POSTS RECENTES: 

SIGA

  • Facebook Clean Grey

Resenha: Como eu era antes de você

Titulo original : Me before you

Autor: Jojo Moyes

Tradutor: Beatriz Horta

Editora: Intrínseca

N° de páginas: 318

Como eu era antes de você é um livro que teve sua primeira publicação em 2012 , e foi escrito pela autora Jojo Moyes , que para quem não sabe , já publicou muitos outros livros , como Uma carta de Amor e outros.

O livro fez tanto sucesso que vai virar filme ,em março deste ano , então se você ainda não leu ,eu recomendo que leia antes de estrear , porque assim que isso acontecer ,pode ter certeza que vai ser spoiler para tudo que é lado.

NARRAÇÃO

Eu achei a narração da autora suave e fácil de entender, depois de algumas páginas você já vai ter se prendido a história e aos personagens, principalmente em Lou e Will.

E em alguns capítulos, depois de apresentar os personagens principais, a autora decidiu escrever , colocar os pontos de vista de diferentes personagens em relação ao que está ocorrendo. E isso nos faz entender e quem sabe, até gostar de algum personagem que antes sentíamos antipatia.

ENREDO

A história é contada pelo ponto de vista de Lou pela maior parte do livro , mas depois começamos a conhecer Will e os outros personagens , o que é fantástico , principalmente se você considerar que a maioria dos pontos de vista ,dos livros desse tipo, focam no personagem principal.

O enredo começa com uma introdução a Lou e o seu cotidiano e então passa para o seu convívio com Will ,um tetraplégico mal-humorado que está aos cuidados de dela , já que ela perdeu o emprego recentemente e o único que conseguiu foi de cuidadora. Observamos seus medos e inseguranças e a amizade que incialmente surgiu entre eles , amizade essa que virou amor, mas não espere algo convencional.

O livro gira em torno de salvar Will da morte , já que Lou fica sabendo que ele quer ir para Dignitas ( Uma empresa que comete suicídio assistido localizada na Suíça),Lou então decidi mostrar a Will o quanto a vida pode ser boa , mesmo ele se encontrando em um estado de saúde complicado.

PERSONAGENS

Neste livro você vai ter um compreendimento razoável do ponto de vista e sentimentos dos personagens principais , como os pais de Will , a irmã de Lou e de Nathan o enfermeiro/cuidador de Will , como eu disse antes, em alguns capítulos a história é contada pelo ponto de vista deles. Eu fiquei meia perdida com isso no começo ,mas depois me acostumei e até gostei, pois nos permite ter uma visão ampla de todos os lados.

Não preciso nem comentar que achei todos os personagens bem construídos né ?

Agora eu devo confessar que a família da Lou não ficou muito bem vista aos meus olhos, não , nem Patrick .

LIVRO FISÍCO

O livro físico é bem agradável ao exterior, a capa é linda sem ser exagerada e depois que você terminar a leitura ,vai ser mais bonita ainda pelo significado.

Eu achei que poderiam ter feito as letras um pouco maiores, mas isso acaba passando despercebido depois de um tempo.

AVALIAÇÃO GERAL

Eu terminei de ler o livro praticamente agora , então ainda estou em um estado de negação. Mas para sair dessa BAD você só vai precisar de :

- Uma ou mais amigas que leram o livro e sabem como você se sente.

- Chocolate

Mas voltemos ao assunto , eu amei esse livro e com certeza Jojo Moyer é agora uma de minhas autoras preferidas. Ela conseguio além de escrever esta história tão bonita e com personagens fortes e presentes , nos passar uma lição para a vida. Você precisa respeitar as escolhas dos outros mesmo que não concorde e de vez em quando vai precisar deixar uma pessoa amada ir , mesmo que isso machuque você.


bottom of page