Orgulho e Preconceito e Zumbis : Livro + Filme
- M.L
- 23 de mar. de 2016
- 6 min de leitura
Com a estreia de OePeZ nos cinemas , eu começei a ficar muito ansiosa, tanto para assistir o filme ,quanto para ler o livro , então depois de fazer ambos, eu resolvi preparar este post para vocês com o maior carinho , comentando sobre o livro e o filme. Espero que não tenha ficado confuso , mas se sim , me desculpem , mas é porque quando se trata de OeP ,eu fico doida mesmo haha

Livro
Titulo Original: Pride and Prejudice And Zombies
Autora : Jane Austen , Seth Grahame-Smith
Ilustrador : Philip Smiley
Tradutor: Luiz Antonio Aguiar
Editora: Intrínseca
N° de Páginas : 318
OePeZ é uma adaptação satírica do meu, do seu, do nosso , amado Orgulho e Preconceito de Jane Austen ( <3) , que conta o famoso romance de Elizabeth e Darcy , com a adição de zumbis ( Por quê não? ) .
Elizabeth Bennet e suas irmãs foram altamente treinadas nas artes mortais, na China , depois que uma praga que ressuscita os mortos e os faz ter fome por cérebro humano ,invade a Inglaterra em plena era georgiana. Elizabeth sendo uma guerreira, deve lutar tanto com seus sentimentos ,quanto com dezenas de Zumbis, nesta releitura de OeP ,que mistura romance e ação. Duas coisas que combinaram quase que perfeitamente bem neste livro.
Narração
Eu esperava encontrar uma narração um pouco mais complicada, e que exigisse um pouco de atenção, como nos livros originais de Jane Austen , mas acabei me deparando com uma narração fácil e leve. Pode ser que seja pelo fato de eu já ter me acostumado com a escrita de Jane , mas também pode ser porque Seth inseriu uma “atualização” no modo de escrever ,que não se percebe diretamente. Então quem leu , por favor me dê sua opinião sobre o assunto.
Enredo
O enredo é o mesmo de OeP , só que com a adição de zumbis , que acaba mudando um pouco a essência dos personagens principais , mas nada muito transformador.
Elizabeth é uma guerreira treinada nas artes mortais, assim como Darcy e a maioria dos personagens principais. Tudo que se passa no original , nesse livro vai acontecer , só que com algumas pequenas adições e muitas poucas mudanças. Portanto é aquilo: Elizabeth conhece Darcy ,eles se odeiam , a irmã conhece Bingley , eles se amam , Darcy interfere na relação dos dois ,mas depois se arrepende , porque está apaixonado por Elizabeth ,que nutri uma certa paixão por Wickham ( que não vou nem comentar , esse mala :p) , depois tudo se resolve e eles ficam juntos.
Adicione uma boa pitada de zumbis e algumas cenas de ação e está pronto seu OePeZ .
Não que eu tenha achado o livro ruim, porque é impossível não gostar desse se você gosta da versão original , sério. Aliás ,eu gostei bastante , na verdade muito , porque se OeP já é maravilhoso sem zumbis ,com ele é mais ainda ! OeP nunca vai deixar de ser para mim , meu livro preferido e nem Jane Austen , minha autora preferida , mas Seth me conquistou e me satisfez bastante com essa versão mais audaciosa e libertadora dos personagens clássicos.
Personagens
Eu não vou falar de todos e sim, dos que mais ME chamaram a atenção, e para alguns detalhes que não se viam no original , começando por , é claro , Elizabeth. Nesta versão Lizzie é uma habilidosa guerreira com instinto matador, treinada na China , ao mesmo tempo que continua tendo uma nível de inteligência e ironia alto.
Acho que as habilidades físicas combinaram perfeitamente com as intelectuais, dando a Lizzie um maior empoderamento do que já possuía , algo que me fez admira-la mais ainda , se é que isso é possível.
A essência de Darcy não mudou quase nada ao meu ver , além é claro do fato de ser um habilidoso guerreiro, o que por mim tudo bem , porque ele já era perfeito no original , e se melhorasse mais, estragaria , então acho que manter Darcy , quase que exatamente como no livro de Jane ,foi uma boa ideia.
Um dos personagens secundários que teve uma mudança significativa,ao meu ver , foi o pai da Lizzie , que foi retratado de uma forma , mais generosa e positiva para ele , fazendo dele um pai mais presente e que luta mais pelas filhas , apesar de não aparecer muito.
Livro Físico
A capa , sem dúvida , chama muita a atenção do leitor de imediato , uma arte maravilhosa e que combinou muito bem com o todo , apesar que depois , conversando com meus amigos , percebi que deu uma impressão errada sobre a história e sobre os personagens , para quem ainda não leu OeP.
Muitos acharam que a personagem principal é um zumbi e não que a personagem principal luta CONTRA zumbis , sabe ? Mas tirando isso , o resto é perfeito , as letras possuem tamanho adequado a leitura e as folhas são amareladas , como a maioria dos livros atuais , o que não deixa de ser agradável. E as gravuras então , dá vontade de emoldurar e colocar na parede.
SPOLEIRS SPOILERS SPOILERS
Conclusão
Comecei o livro com altas expectativas e não me decepcionei nenhuma vez se quer , o livro é ótimo , com doses certas de humor , romance , ação e terror.
Eu como boa fã de Jane Austen não me decepcionei e acho até que poderia ter uma continuação.
Foi ótimo ver Elizabeth e suas irmãs mais empoderadas do que nunca , ver Wickham totalmente incapacitado , Charlotte como um zumbi e Mr. Collins mortinho.
Me desculpem meninas , mas eu adorei essa versão , mesmo sendo ela um pouco violenta.
Filme
Orgulho e Preconceito e Zumbis é dirigido por Burr Steers, Produzido por nada mais ,nada menos ,que Natalie Portman e conta com Lily James (Cinderela, Downton Abbey, War and Peace), Sam Riley(Malévola ,Na Estrada, Control) Jack Huston(Boardwalk Empire, Uma Longa Jornada) , Bella Heathcote(Sombras da Noite) , Douglas Booth(Romeu e Julieta, Lola, O Destino de Júpiter) Matt Smith(Doctor Who ,Terminator Genisys),Charles Dance(Game of Thrones , O Jogo da Imitação , Drácula: A História Nunca Contada)e Lena Headey (Game of Thrones , 300 )no elenco principal. Com duração de 108 minutos.
O filme vai abordar inicialmente a mesma base do livro de Seth , ou seja ,o romance de Darcy e Elizabeth em meio a um apocalipse zumbi.
Eu confesso que acabei assistindo o filme primeiro, por dois motivos : um deles é porque o meu livro ainda não tinha chegado e o outro é porque eu realmente estava muito ansiosa para assistir , depois de ver os maravilhosos trailers repletos de ação e aventura.
Portanto na primeira vez que assisti achei incrível e perfeito, mas depois de ler o livro , apesar de ainda achar ele muito bom , eu acabei percebendo algumas diferenças significativas , comparando-os.
Uma delas é que o transcorrer do enredo muda um pouco , foca em coisas um pouco diferentes do livro , como o fato de Lydia não se casar com Wickham e sim ser uma donzela em perigo sequestrada por ele , ou Lady Catherine acabar ficando boa no final do filme , Charlotte não ter virado um zumbi ( que para mim foi um dos pontos fortes do livro ), e o que mais me deu raiva , mas ao mesmo tempo deu um diferencial no filme , foi o fato de Wickham ter virado um zumbi e ter se feito líder de um exército deles.
Você acaba percebendo que fizeram realmente uma adaptação do livro , focando mais na ação , na luta contra os zumbis , do que no se desenrolar do romance. Cortando ou reformulando a maioria das cenas que estão presentes no livro , o filme me deu a leve impressão de ter faltado tempo para tudo acontecer.
Mas ,resumindo , gostei muito porque fez – se uma nova adaptação diferente de OeP , mas fiquei um pouco decepcionada por não ver alguns pontos fortes do livro no filme e as vezes vice e versa , porque vamos falar a verdade ,o filme e o livro OePeZ se complementam , a autora do livro poderia ter colocado Wickham como líder dos zumbis no final , porque assim teria um segundo livro , que se escrito da maneira certa , seria um deleite e tanto aos fãs , vocês não acham ?
E ai me contem o que acharam , se gostaram ou não , se já assistiram , eu vou adorar saber ! :)
Comentários